• Siga-nos
Quarta, 23 de Setembro de 2020

Biografia

  • Home
  • Manoel Constantino
  • Biografia
image
image
Sobre o Político

Manoel Constantino (PSDB)

Nasceu no município de Mata Grande/AL, no dia 24 de dezembro e reside em Santos há 56 anos,sempre na mesma casa no Jardim Rádio Clube, Zona Noroeste de Santos. Portuário aposentado, trabalhou por mais de 25 anos como guindasteiro da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, diplomado em 2005 pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Foi o primeiro morador da Zona Noroeste eleito vereador, em 1982. É presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos do Bairro Jardim Rádio Clube desde 1980.

Em 1999 recebeu o troféu Braz Cubas, por construir com recursos próprios uma Base de Segurança da Polícia Militar, na Praça Rebouças, Ponta da Praia, inaugurada em setembro daquele ano. Em 2005 recebeu o Título de Cidadão Santista das mãos da saudosa vereadora Sandra Arantes, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da Cidade e dos santistas. Em 2008 recebeu o Título de Cidadão Emérito de sua cidade natal.

Suas marcas registradas são a persistência, a determinação e o cumprimento da palavra empenhada. CONSTANTINO não mede esforços para fazer o que está ao seu alcance visando melhorar a vida dos santistas e de ajudar a desenvolver Santos, cidade que escolheu para constituir sua família. Manoel Constantino é viúvo e pai de três filhos.

Histórico de Luta

A presença forte e contundente do VEREADOR MANOEL CONSTANTINO é uma de suas marcas registradas no Plenário da Câmara Municipal. Ao longo de sua vida política, travou lutas que incluiu a Zona Noroeste e os Morros no mapa do Município. Algumas delas foram históricas, como a que trouxe ao conhecimento de todas a cobrança do Laudêmio, taxa de Foro e Ocupação dos moradores de terreno de marinha e acrescidos, quando da transação onerosa, a necessidade da construção de um túnel ligando a Zona Noroeste à Zona Leste e as obras para acabar com as enchentes da Zona Noroeste. Foi o primeiro a apresentar o requerimento pedindo a construção do hospital da Zona Noroeste e a lutar para trazer o primeiro banco para a região, o Santander, em seguida o Banco do Brasil. Mas ele atua na cidade como um todo na busca por nivelar o atendimento do serviço público de qualidade para todos os santistas. Contribuiu com avanços conquistados tanto na ampliação do número de policlínicas, reforma de escolas, na pavimentação de centenas de ruas, na segurança (construiu com recursos próprios a Base Comunitária da ponta da Praia), lazer, entre outras realizações que mudaram a cara de Santos.

Por sua conduta ilibada, foi conduzido a Presidência da Câmara por duas vezes, Primeiro e Segundo Secretário por várias vezes e atualmente é o vice-presidente da Casa pela segunda vez. A sua contribuição para o desenvolvimento de Santos começou há 53 anos, anos, quando mudou para a Zona Noroeste e ajudou a desbravar a região. Em busca de melhorias, tornou-se diretor e mais tarde Presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro Jardim Rádio Clube, função que ocupa desde 1980. Candidatou-se vereador em 1982 e foi eleito. O resultado de seu trabalho e dedicação foram reconhecidos e Manoel Constantino foi reeleito por mais 9 mandatos. Com metas claras e definidas que poderão contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Santos, ele conta com seu voto para continuar esta luta.

Credibilidade

O nome do vereador VEREADOR MANOEL CONSTANTINO foi o terceiro mais lembrado, como melhor vereador de Santos, no último levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna – IPAT, dentre os vereadores da atual legislatura. A pesquisa de opinião feita no dia 19 de agosto de 2011 e divulgada por A Tribuna, sobre a avaliação de dois anos e meio da Administração Municipal, realizou mais de mil entrevistas. Com relação aos melhores vereadores em exercício, cuja resposta era obtida de forma espontânea, CONSTANTINO foi lembrado por 0,9% dos entrevistados, ficando abaixo somente do 1º colocado que obteve 2,9% e do 2º com 1,0%. Como presidente da Câmara, VEREADOR MANOEL CONSTANTINO, recebeu com otimismo a outra enquete que avaliou, ainda, o desempenho da Casa, observando um crescimento gradual nos últimos anos da credibilidade que o povo santista deposita no poder legislativo.

image
Mais de 40 anos trabalhando para melhoria da região
image
Trabalhando para melhoria da região

Zona Noroeste

VEREADOR MANOEL CONSTANTINO  acompanhou de perto o crescimento da Zona Noroeste lutando junto com a comunidade para o desenvolvimento da região. A atuação de CONSTANTINO nestes últimos 40 anos foi primordial para alavancar o progresso da Zona Noroeste, podendo citar como suas conquistas: de volta

  • Na área da Saúde - o Hospital da Zona Noroeste, com Ambulatório, Pronto-Socorro e Maternidade;
  • Na área da Educação - Creches para o Rádio Clube, Castelo, Areia Branca e São Manoel e Escolas na Vila Haddad e Bom Retiro (Ilhéu Baixo);
  • Na área de Infra-estrutura - drenagem e pavimentação de várias ruas do Rádio Clube, Castelo e São Manoel, construção de várias áreas de lazer (praças com playground e quiosques), urbanização do Ilhéu Baixo e o alargamento da Avenida Vereador Álvaro Guimarães;
  • Na área do Esporte - incentivo ao esporte amador e defesa da construção e ampliação de Espaços Esportivos (como a remodelação do complexo do Dale Coutinho). Foi Presidente de vários Clubes de Várzea, como o Estrela Santista, Bom Retiro, Centro Oeste e Onze Vicentino.
  • Na área da Segurança Pública - construção com recursos próprios de Base Comunitária da Polícia Militar no Rádio Clube, que funciona há mais de 25 anos, e a luta para desativação do presídio do 5º DP.
  • Lutou para trazer o primeiro banco para a Zona Noroeste (Banespa),

Entre outras melhorias que levaram progresso para a região, também é possível citar a instalação da agência do Banco do Brasil e do Banco Bradesco da rede do sistema de coleta de esgoto (saneamento básico) no Rádio Clube, Castelo e São Manoel;

A luta de VEREADOR MANOEL CONSTANTINO contra as enchentes vem muito antes do início da sua vida pública. Como morador do Jardim Rádio Clube há 56 anos, também enfrenta o problema das enchentes que não depende só das chuvas. Existem a contribuição das marés que, na alta, transformam as ruas e avenidas dos bairros Rádio Clube, Castelo, Santa Maria, Bom Retiro, Caneleira, Sabóo e Vila São Jorge, em verdadeiras lagoas, principalmente nos períodos das ressacas.

Trabalhar por obras de macro e micro drenagem sempre foi bandeira do VEREADOR MANOEL CONSTANTINO que continua cobrando da administração a conclusão de projetos e ações Projeto Santos Novos Tempos. Nesse período, apresentou dezenas de requerimentos à Administração Municipal e a autoridades federais pedindo providências para minimizar a influência das incidências de chuvas na região que provocam tantos transtornos como os alagamentos.

Por conhecer a mecânica do fluxo das águas na região, VEREADOR MANOEL CONSTANTINO faz questão de acompanhar de perto cada obra de desobstrução das galerias pluviais, a maioria solicitada por ele.

Lutas

Não mede esforços para melhorar a vida dos Santistas.

Projetos

Articulando projetos que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Trabalhos Realizados

Veja alguns trabalhos realizados pelo vereador.

Trabalhando para melhoria da região

Ele Não Foge à Luta

VEREADOR MANOEL CONSTANTINO  aprendeu desde muito cedo o verdadeiro sentido da palavra LUTA. Ainda criança precisou trabalhar para ajudar no sustento da família. E foi na luta por melhores oportunidades de emprego que saiu aos 15 anos da pequena cidade de Mata Grande (AL), onde nasceu, e chegou a Santos em busca de um sonho: trabalhar no maior Porto da América Latina. Em 1968 tornou-se guidasteiro, função que exerceu por 25 anos, quando se aposentou.

O resultado de seu trabalho e dedicação foi reconhecido e Constantino foi conduzido à Câmara Municipal pelo povo por mais 9 mandatos, já ocupou a Presidência da Câmara por duas vezes e hoje ocupa, também pela segunda vez a vice presidência da Câmara de Santos, consequência de sua conduta ilibada e sua presença forte e contundente.

Eleições

  • Eleito Vereador com 3.616 votos para a 23ª Legislatura - período de 1983 a 1988;
  • Eleito 1º Suplente de Vereador com 2.208 votos 24ª Legislatura - período de 1989 a 1992 (assumiu o cargo por 1 ano e 177 dias);
  • Eleito 1º Suplente de Vereador com 2.208 votos 24ª Legislatura - período de 1989 a 1992 (assumiu o cargo por 1 ano e 177 dias);
  • Eleito Vereador com 4.176 votos para a 26ª Legislatura - período de 1997 a 2000;
  • Eleito Vereador com 3.375 votos para a 27ª Legislatura - período de 2001 a 2004;
  • Eleito Vereador com 3.643 votos para a 28ª Legislatura - período de 2005 a 2008;
  • Eleito Vereador com 3.524 votos para a 29ª Legislatura - período de 2009 a 2012.